Capital de Giro

Saiba Como Receber dos Clientes Inadimplentes e de que Forma o Capital de Giro Resolve os Seus Problemas Financeiros.

Como Fazer Cobrança de Clientes Inadimplentes?

Para vender, o vendedor precisa conhecer as necessidades do seu cliente. Oferecer o produto/serviço no momento certo e na forma correta demanda tempo de pesquisa, análise, execução para aí mensurar os resultados.

Da mesma forma a cobrança, e sai na frente a empresa que define bem estas estratégias. Tenha consciência que apesar do seu cliente está inadimplente, ele vai voltar ao mercado e comprar produtos/serviços e lembrar-se-á daquela empresa que foi empática com sua situação.

Além disso, a empresa credora pode oferecer alternativas de crédito para o seu cliente inadimplente, quando voltar a ser solvente, realize novos investimentos. E claro,  manter o relacionamento com a empresa credora.

inadimplência como resolver
Inadimplência como resolver

O que é a inadimplência?

Segundo o dicionário financeiro, inadimplência é o descumprimento de uma obrigação, como o não pagamento de produtos/serviços até a data do vencimento.

Quando isso ocorre o nome da pessoa é incluído nos órgãos de proteção ao crédito.

Agora pode saber se consta inadimplência no seu nome. Consulte o seu CPF é grátis rápido e seguro!

Em muitos casos, a empresa credora corta custos, redefine novas estratégias de planejamento empresarial, reavalia os orçamentos, negocia prazos melhores com fornecedores, financeiras.

Por algum motivo o cliente não pagou, considere que foram situações momentâneas. Existem muitos fatores que desencadeiam a inadimplência. Dentre eles, a falha na comunicação dos vencimentos. Ficou curioso? Logo mais veremos a respeito disso.

Como  cobrar dos meus clientes inadimplentes?

Ao levar isso em consideração, a empresa sabe a melhor forma de receber destes clientes sem influenciar neste relacionamento comercial.

Chegou o final do mês, o seu estoque está no mínimo. E você recebe uma extensa lista de clientes que não pagaram os boletos.  E até agora nada deles aparecerem no seu estabelecimento. Não se intimida, lute pelos os seus recebimentos, a lei te protege!

Por outro lado, muitos clientes que não pagaram por algum motivo se esqueceram de imprimir os boletos, ir à caixa do correio, o prazo venceu e somente se lembraram de quando foram notificados que com o não pagamento os seus nomes seriam incluídos nos órgãos de proteção ao crédito.

Existem sim formas de você diminuir os impactos da inadimplência numa operação. Ainda neste artigo vamos te sugerir dicas de como fazer cobrança dos clientes inadimplentes.

Você como empresário depende dos recebimentos dos seus clientes para honrar os seus compromissos e agora não sabe como proceder?

Precisa arcar com as despesas fixas operacionais, repor o seu estoque, pagar os salários dos seus colaboradores. Fica conosco, neste artigo vamos ensinar algumas dicas para resolver este problema de forma prática e muito simples! Vamos lá?

Lembre o seu cliente

Tenha sempre em mente lembrar o seu cliente de forma empática. Seja cauteloso, você pode enviar mensagens pelo Whatsapp (a grande maioria prefere desta forma), ligar, enviar mensagens SMS, cartas pelos correios, e-mails.

O importante é escolher e variar as estratégias em tempos e tempos. Nada de enviar mensagens todo dia, hein!

Detalhe: Envia um lembrete para o seu cliente pode ser e-mail, SMS ou WhatsApp sobre a data do boleto que vai vencer. Depois fica mais fácil você manter este relacionamento. Existem muitas empresas que oferecem estes serviços. Ok?

Voltando à negociação, ao ligar, seja empático, aqui vale mais ouvir do que falar. Esteja aberto a oferecer prazos maiores de recebimentos, financiamentos, parcelamentos.

Entender as necessidades, a situação financeira do seu cliente. Sempre direcionar a uma negociação passiva. Faça de maneira que o cliente inadimplente realmente perceba que ele é importante para a sua empresa.

Invista tempo

Esteja preparado emocionalmente e financeiramente para negociações que demandam muito tempo e paciência. Estabeleça um cronograma para receber dos seus clientes inadimplentes. Isso favorece os controles internos operacionais.

É importante que você alinhe com a sua equipe e registre as ações a serem realizadas. Existem ótimas ferramentas de CRMs sobre agendamento e muitos deles inclusive, registra os e-mails automaticamente. Acima de tudo, nunca seja ríspido ou demasiadamente chato com o seu cliente.

Pasme, mas muitas cobranças de clientes inadimplentes são feitas da forma errada. É umas das principais causas dos processos judiciais. Cuidado!

E os meus compromissos com terceiros? O que  fazer?

É lógico que cada caso deve ser avaliado. Estes métodos sempre funcionam. Caso contrário isso não ocorrer, tenha reservas financeiras para honrar os compromissos financeiros da sua empresa. Não dependa exclusivamente destes recebimentos.

como fazer cobrança de clientes inadimplêntes
como fazer cobrança de clientes inadimplentes

Em situações como estas, existe o Capital de Giro a fim de cobrir estes gargalos operacionais. Você pode conseguir como financiamentos juntos aos Bancos e Financeiras.

Existem instituições que aceitam inclusive o seu imóvel como garantia do financiamento.

O empréstimo com garantia de imóvel tem as menores taxas do mercado, mesmo para clientes negativados.

Capital de Giro é um montante que você reserva para honrar seus compromissos de curto prazo. Ele vai além de se ter dinheiro em caixa para pagar as despesas e custos. Ele está relacionado ao ativo circulante de uma empresa.

  • Ativo Circulante
    Capital de Giro em todos os processos
    O Capital de Giro resolve problemas de clientes inadimplentes
  • Banco (Saldo na conta da empresa)
  • Caixa ( o quanto se tem em dinheiro)
  • Contas a receber (contas de clientes inadimplentes + pagamentos agendados)

Como saber se necessito de Capital de Giro?

Se você estiver com muitos clientes inadimplentes em sua carteira, é hora de reavaliar a saúde financeira da sua empresa. Por exemplo, verificar os prazos médios de recebimentos dos seus clientes se cobre a necessidade de repor o estoque.

Examinar o prazo de pagamento dos seus fornecedores se está muito curto e se você tem dinheiro para pagar no prazo acordado.

São variáveis que  em sintonia garantem o bom funcionamento das operações e processos na empresa.

Você pode analisar pelo Fluxo de caixa ou pelo Balanço Contábil. Resumindo é algo assim:

Ativo Circulante – Passivo Circulante = NCG (NECESSIDADE CAPITAL DE GIRO)

E se as despesas forem maiores que as receitas?

Neste caso, você pode fazer um financiamento de recursos para liquidar as suas dívidas e ter condições de investir em estratégias para receber dos seus clientes inadimplentes.

análise de cobranças de clientes inadimplentes
relatório de cobranças de clientes inadimplentes

Ao fazer isso, você vai ter tempo e recursos para cobrar dos seus clientes inadimplentes e honrar os seus compromissos sem burocracia.

Existem financeiras que avaliam o seu crédito sem complicação, sem taxas adicionais e o melhor grátis. Garantindo sempre o melhor atendimento conforme as suas necessidades.

E você já estiver com muitas contas atrasadas. E ocorreu o temível, a sua empresa está negativada, não se desespere! Existe solução para a sua situação.

Nós aqui da Promocrédito temos financiamentos de capital de giro e refinanciamentos de hipotecas a juros mais baixos do que praticados no mercado. Temos parcelas que cabem no seu bolso com garantia de imóvel até mesmo para cliente negativado. Fique a vontade em nos contatar será um prazer atender à sua necessidade.